Rio prorroga medidas restritivas até dia 22 para conter covid-19

Mas regras para bares, restaurantes e quiosques foram flexibilizadas

Publicado em 11/03/2021 - 14:39 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

A cidade do Rio continuará sob medidas mais restritivas pelo menos até o próximo dia 22 para deter o contágio pela covid-19. O novo decreto prorrogando as regras foi publicado nesta quinta-feira (11), mas com algumas mudanças. Todas passam a valer à meia-noite.

A prefeitura decidiu flexibilizar o funcionamento de bares e restaurantes, que poderão permanecer abertos até 21h, quatro horas a mais que a regra anterior. Os quiosques das praias, até então fechados, agora também passam a ser enquadrados nas mesmas regras desses estabelecimentos.

O comércio ambulante e as barracas fixas na areia das praias voltam a funcionar até as 17h.

O decreto traz como novidade o escalonamento compulsório dos horários das atividades na cidade, para tentar evitar superlotação nos transportes públicos.

Com isso, o comércio passa a atender entre 10h30 e 21h. Os setores de serviços vão funcionar entre 8h e 17h. E a administração pública, das 9h às 19h.

Segundo a prefeitura, o Rio continua mantendo o cenário de queda no número de casos e de óbitos, mas ainda apresenta aumento da procura por atendimento nas unidades de saúde por pacientes com sintomas de covid e aumento das internações.

O prefeito Eduardo Paes disse que o escalonamento é uma tentativa de diminuir o contágio nos transportes públicos e estabelecimentos, principais vetores de contágio, e que as medidas são preventivas.

Paes negou que a flexibilização dos bares e restaurantes tenha sido tomada apenas pela pressão do setor, mas sim em resposta ao bom cumprimento das regras na semana passada e avaliação da capacidade de fiscalização.

Ao mesmo tempo que flexibiliza o horário, o novo decreto endurece as penalidades aos estabelecimentos que não seguirem as determinações. Eles podem ser fechados por duas semanas em caso de reincidência ou mesmo ter cancelado o alvará, além de multa que pode chegar a R$ 56 mil.

No novo decreto, continuam valendo a proibição de eventos, festas, funcionamento de boates e casas de espetáculos, assim como a permanência de pessoas em vias públicas, entre 23h e 5h. O texto passou a proibir venda de bebidas alcoólicas em bancas de jornais e revistas.

Sobre a situação da ocupação dos leitos na cidade, acima de 90% em UTIs, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, disse que o quadro ainda não é de colapso e antecipou que novos leitos serão abertos nos próximos dias, inclusive a partir de uma parceria com o setor privado, que prevê mais 100 vagas.

 

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo