Trabalhadores temporários da saúde protestam contra demissões no RJ

Publicado em 01/03/2021 - 15:55 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Servidores da rede federal de saúde do Rio de Janeiro fizeram um protesto nesta segunda-feira (1º) reivindicando a renovação dos contratos temporários de mais de 1,4 mil profissionais que venceram neste fim de semana. Eles alegam que a dispensa prejudica a assistência nos seis hospitais e três institutos da rede no estado, já sobrecarregados com a pandemia do novo coronavírus, e a paralisação parcial do Hospital Federal de Bonsucesso, incendiado em outubro do ano passado. 

Com a saída dos trabalhadores, o quadro de temporários da rede caiu de cerca de 4,7 mil profissionais para 3,3 mil, contratados em um certame em meados do ano passado. 

De acordo com a diretora do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde e Previdência Social do Estado (Sindsprev), Cristiane Gerardo, esse processo seletivo não solucionou o déficit de pessoal, porque nem todo o quadro das unidades foi reposto, e apenas uma minoria dos selecionados já trabalhava na rede.

A Superintendência Estadual do Ministério da Saúde afirmou, no entanto, que a renovação dos contratos desses 1,4 mil profissionais foi feita de acordo com uma medida provisória editada pelo Governo Federal. Esta, por sua vez, determinou que a vigência dos contratos não poderia ultrapassar o dia 28 de fevereiro, já que atenderia a uma necessidade temporária de excepcional interesse público. 

A diretora do Sindsprev afirmou que a categoria em buscado apoio entre parlamentares, e reivindica que o governo edite nova medida provisória com a renovação dos contratos.

A nota divulgada pela Superintendência do Ministério diz ainda que o certame realizado em 2020 se destinou à contratação de mais de 4,1 mil profissionais, o que representa o quadro total de temporários da rede, e que providências estão sendo tomadas para que todos comecem a trabalhar o mais rápido possível.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo