Fiocruz vai entregar nova remessa de vacinas contra covid nesta sexta

Novo lote terá cinco milhões de doses

Publicado em 23/04/2021 - 13:59 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve entregar ao Ministério da Saúde, ao longo desta sexta-feira (23), mais um carregamento da vacina Oxford/AstraZeneca contra a covid-19. O novo lote, com cinco milhões de doses, foi produzido na própria unidade de imunobiológicos da Fiocruz (Instituto Bio-Manguinhos). A quantidade supera em 300 mil doses a previsão inicial para esta semana e chega em um momento de preocupação com uma possível escassez do produto. 

Desse total, cerca de 150 mil devem ser encaminhadas para a cidade do Rio de Janeiro, segundo expectativa do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. Ele ressaltou que a entrega regular dos imunizantes pela Fiocruz ajuda a manter o calendário de vacinação, que depende desses repasses para não ser interrompido.  

A Fiocruz esclareceu que, por questões logísticas, relacionadas à distribuição, as remessas para o Programa Nacional de Imunizações serão feitas, a partir de agora, sempre às sextas-feiras.

Na semana passada, Bio-Manguinhos também liberou cinco milhões de doses, mas em duas etapas, na quarta (14) e sexta-feira (16). Para a semana que vem, o cronograma prevê mais 6,7 milhões de doses, somando mais de 18 milhões que a fundação entregará em abril.

Para os próximos meses, a expectativa é de que as entregas cresçam em volume e cheguem a 21,5 milhões em maio; mais de 34 milhões em junho; e 22 milhões em julho.

Dessa forma, a fundação vai atingir a meta de produzir 100,4 milhões de doses com o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado. Já no segundo semestre, a Fiocruz prevê a fabricação de mais 110 milhões de doses, mas com IFA nacional.

 

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo