Risco de Trombose é baixo pós vacina de Oxford/Astrazeneca

O esclarecimento é da Sociedade Brasileira de Imunizações

Publicado em 26/04/2021 - 14:05 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da rádio Nacional - Brasília

Muitas pessoas ficaram realmente com medo de tomar a vacina da Astrazeneca depois desses relatos que o Clayton contou. Aqui no Brasil, muitas cidades registraram até queda na procura da vacina da Fiocruz. Além do Distrito Federal, as secretarias de saúde do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Amazonas e Espírito Santo também notaram um desinteresse da população em tomar a vacina de Oxford.

Mas será que esse medo tem mesmo algum fundamento?  Isabela Balallai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, explica que o risco de trombose pós-vacina é muito baixo, inclusive menor do que com de medicamentos usados em larga escala pela população.

 Isabela trouxe um outro dado importante: o risco de ter trombose quando se pega a Covid é muito maior do que quando se toma a vacina de Oxford. Ela afirma que é muito mais seguro se imunizar do que ficar suscetível ao vírus.

Importante lembrar que qualquer vacina ou medicamento pode causar reações leves, moderadas ou graves. Então, como os imunizantes usados no Brasil hoje são aprovados pela Anvisa, as pessoas podem tomar tranquilas.

Em nota, a Fiocruz, que fabrica o imunizante no Brasil, recomenda a continuidade da vacinação, pois os benefícios superam em muito os riscos, já que a vacina oferece alto nível de proteção contra todos os graus de severidade da Covid-19.  A fundação informou, ainda, que está reforçando o acompanhamento desses eventos adversos para gerenciar todos os riscos possíveis.

Edição: Nádia Faggiani / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo