Variante brasileira da covid-19 predomina no Rio de Janeiro

Conclusão é de estudo da Secretaria de Saúde do estado

Publicado em 21/04/2021 - 17:52 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A variante brasileira da covid-19, batizada de P1, predomina no Rio de Janeiro. A conclusão é de um estudo da Secretaria de Estado de Saúde. Financiado pela Faperj, Fundação de Amparo à Pesquisa, o trabalho colheu amostras de pacientes com sintomas da infecção entre os dias 24 e 28 de março. As análises confirmaram a circulação de outras cepas, com predominância atual da P1.

O estudo, que busca entender mais sobre as mutações sofridas pelo Sars-CoV-2, é um dos maiores na área de sequenciamento do vírus no país. Na primeira etapa foram investigadas 90 amostras, mas, nos próximos seis meses, a expectativa é aumentar esse número, chegando ao fim desse período ao total de 4,8 mil análises.

O novo estudo resulta de um sequenciamento genético de última geração, com dados captados em 17 municípios de todas as regiões do estado. Nos dados analisados, a linhagem P1, que teve maior frequência, foi identificada em 94,44% das amostras, e em todas as regiões do estado.

Nas regiões Metropolitana, Centro e Norte, a prevalência dessa variante alcançou 100%. Já a P2 foi identificada nas regiões Sul e Baixada Litorânea, e a B.1.1.7, nas regiões Médio Paraíba e Noroeste do estado.

O secretário de Saúde, Carlos Alberto Chaves, destacou que as áreas técnicas da pasta têm monitorado constantemente todos os dados relacionados à covid-19 para o acompanhamento epidemiológico da doença.

De acordo com a secretaria, além desse estudo, há outros dois sequenciamentos em andamento com amostras do estado do Rio de Janeiro, realizados pela Fiocruz e o Ministério da Saúde. Juntos, eles já analisaram 287 amostras desde fevereiro. As conclusões também indicam prevalência da variante P1 nesses sequenciamentos.

Edição: Vitória Elizabeth/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo