Mais de 800 cidades deixaram de aplicar 2ª dose de vacina contra covid

Motivo foi a falta de imunizante

Publicado em 01/05/2021 - 13:02 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacinal - Brasília

Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta que mais de 800 cidades deixaram de aplicar a segunda dose da vacina contra a covid-19 dentro do prazo por falta de imunizante.

O estudo mostra que 869 municípios ficaram sem vacina para aplicação da segunda dose contra a covid-19 e 673 cidades também tiveram problemas para iniciar a aplicação da primeira dose em grupos prioritários.

Hoje no Brasil há três tipos de vacinas em circulação, cada uma com intervalo diferente para aplicação de doses.

Na Astrazeneca/Oxford são três meses de espera entre a primeira e segunda dose. Na Coronavac o intervalo é de 15 a 28 dias. A Pfizer pede 21 dias. Lembrando que esse último imunizante só chegou na quinta-feira (29) à noite no país e ainda vai ser distribuído às capitais.

Segundo a pesquisa da CNM, 119 municípios têm pacientes aguardando leito de Unidade de Terapia Intensiva nas Upas - Unidades de Pronto Atendimento. Em pelo menos 77 cidades há pacientes intubados nessas Upas. Na avaliação de Denilson Magalhães, consultor da área de Saúde da confederação, esses dados são preocupantes.

Outro ponto de alerta do estudo feito pela Confederação Nacional dos Municípios é em relação ao risco iminente de faltar medicamentos do chamado "kit intubação". O estudo mostra que essa ainda é uma preocupação para 641 cidades brasileiras. A previsão, segundo o levantamento, é que a falta de oxigênio pode atingir 223 municípios. Em março, esse número foi ainda maior: 709.

De acordo com a confederação, as preocupações citadas no documento foram tratadas em reuniões com Ministério da Saúde. Ainda de acordo com a entidade, o governo informou que vai normalizar a situação com envio de doses para complementar o esquema vacinal.

A reportagem tentou contato com o Ministério da Saúde para comentar o estudo, mas até o fechamento não recebeu retorno.

Edição: Roberto Piza/ Renata Batista

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo