SP retoma vacinação de gestantes com comorbidades na segunda-feira

Imunização ocorrerá com CoronaVac, e vale também para puérperas

Publicado em 12/05/2021 - 21:41 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A Secretaria de Saúde de São Paulo anunciou a retomada da vacinação de gestantes com comorbidades e as mulheres que acabaram de dar à luz, as puérperas, a partir da próxima segunda-feira (17).

A vacinação foi suspensa nessa terça-feira pelo Ministério da Saúde, depois de identificado caso de trombose em gestantes que tomaram a vacina da Oxford/AstraZeneca.

Agora a vacinação no estado de São Paulo vai ser retomada apenas com a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan.

Apesar da vacinação com a AstraZeneca seguir suspensa, o secretário de Saúde do estado, Jean Gorinchteyn, lembrou que as reações adversas são raras e muito menos perigosas que a própria covid-19.

Podem tomar a vacina gestantes e puérperas com mais de 18 anos e que tenham comorbidades. Gestantes precisam apresentar o cartão de acompanhamento do pré-natal ou laudo médico.

E para as puérperas que tiveram bebê a menos de 45 dias, basta apresentar a declaração de nascimento do bebê. A estimativa é que de que 100 mil mulheres sejam vacinadas.

O governo também anunciou que a partir do dia 21 de maio começa a vacinação das pessoas com comorbidades entre 45 e 49 anos de idade. A estimativa é vacinar mais de 670 mil pessoas em todo o estado.

Para facilitar o acesso da população às vacinas, a partir dessa quinta-feira vão ser abertos postos de vacinação nas estações de trem, metrô e ônibus na Região Metropolitana São Paulo. Ao todo serão seis postos de vacinação. Três em estações da companhia de trens metropolitanos, dois em estações da linha vermelha do metrô e um em uma estação de ônibus.

Edição: Raquel Mariano/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo