Anvisa recebe pedido para testes de vacina desenvolvida pela UFMG

Os primeiros testes foram feitos, com sucesso, em primatas

Publicado em 01/08/2021 - 15:22 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A  Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, recebeu o pedido para a realização de estudo clínico fase 1 e 2 da vacina contra a covid-19,  SpiNTec, financiado pelo Governo Federal por meio do MCTI, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

A  SpiNTec será um imunizante 100% nacional desenvolvido no Centro Tecnológico de Vacinas, da Universidade Federal de Minas Gerais, e faz parte das 15 estratégias de vacinas da rede de especialistas do MCTI.

A tecnologia da SpiNTec combina diferentes proteínas para formar uma única, artificial. O imunizante será aplicado em duas doses. 

Os primeiros testes foram feitos, com sucesso, em primatas. Agora, os pesquisadores aguardam a aprovação da Anvisa para iniciar os experimentos clínicos em humanos. Se for confirmada a segurança e eficácia dessa vacina, o imunizante tem potencial para chegar ao mercado ainda em 2022. A pesquisa é financiada pelo CNPq, com recursos do MCTI. 

O ministro, astronauta Marcos Pontes, destacou a importância de o Brasil ter uma vacina nacional, 100% produzida no país.

A RedeVírus MCTI, criada em fevereiro de 2020, reúne especialistas que se dedicam a soluções de combate ao coronavírus, como desenvolvimento de vacinas, insumos, fármacos e testes de diagnóstico. 70% de todas as pesquisas de sequenciamento do coronavírus foram feitas por essa rede. 

E o MCTI já começou a estudar a criação e construção do Centro Nacional de Vacinas, em parceria com o Governo de Minas Gerais, UFMG e o Parque Tecnológico de Belo Horizonte. O investimento do governo federal será de 50 milhões e o Governo de Minas deve fazer um aporte de 30 milhões de reais no projeto, que vai ampliar a capacidade de desenvolvimento de vacinas nacionais.

Marcos Pontes destacou que esse centro vai ter potencial para produzir vacinas para muitas doenças e dar apoio técnico e científico para estudos na área de saúde.

Com o apoio financeiro do MCTI, o CT-Vacinas e UFMG concluíram no final de agosto do ano passado um lote piloto do kit sorológico IgG para covid-19, em parceria com a FioCruz. O objetivo deste projeto era ampliar a capacidade de diagnóstico do coronavírus no país. 

Edição: Paula de Castro/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo