Justiça impede flexibilização do uso de máscaras em Duque de Caxias

A medida acatou pedido do Ministério Público

Publicado em 11/10/2021 - 11:30 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foi a primeira cidade do país a tentar desobrigar o uso de máscaras em espaços abertos. O decreto, que dispensa o item de segurança, foi publicado no último dia 5. Mas, dois dias depois, a Justiça do Rio de Janeiro acatou o pedido do Ministério Público e suspendeu a flexiblização, até que a prefeitura comprove a segurança da medida.

Quando o decreto do prefeito Washington Reis (MDB) foi publicado, menos de 47% da população do município tinha completado o esquema de vacinação e poderia ser considerada imunizada.

Até a próxima sexta-feira (15), a prefeitura de São Paulo também já disse que pode começar a flexibilizar o uso das máscaras em áreas externas. Apesar da proporção de pessoas que já tomaram a segunda dose da vacina, ou a vacina de dose única, ser bem maior que em Duque de Caxias, mais de 60% da população da cidade, a medida é considerada precipitada por especialistas.

Para Estevão Urbano, diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia, a liberação do uso de máscaras só deve acontecer com base em dois indicadores. Mais de 70% da população vacinada e baixo índice de transmissão do vírus.

A medida também veme Saúde (Co sendo questionada pelo Conselho dos Secretários Municipais dnasems). Mauro Junqueira, secretário executivo do Conasems, diz que a meta dos secretários de saúde dos municípios é garantir 90% da população vacinada com duas doses, ou com a dose única.

O Ministério da Saúde também está fazendo um estudo para avaliar a flexibilização do uso de máscara, com o avanço da vacinação em todo o país. A avaliação está sendo feita pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Bem antes do Brasil, os Estados Unidos já tinham determinado o fim da obrigatoriedade das máscaras, mas depois da flexibilização o número de casos de covid-19 voltou a crescer e alguns estados voltaram atrás e retomaram a exigência do equipamento de proteção.

Edição: Roberto Piza / Fabíola Sinimbú

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo