Unicef: pandemia afeta saúde mental de crianças e adolescentes

Relatório aponta que 19% se sentiram deprimidos

Publicado em 05/10/2021 - 11:15 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A pandemia de covid-19 vai deixar marcas profundas na saúde mental das crianças e adolescentes em todo o mundo. Esse é o alerta do relatório sobre saúde mental divulgado nessa segunda-feira (4) pelo Unicef.

Um estudo preliminar, realizado em 21 países, mostrou que durante a pandemia 19%, quase um a cada cinco adolescentes e jovens entre 15 e 24 anos, muitas vezes se sentiram deprimidos ou com pouco interesse em fazer as coisas. No Brasil, o índice ficou um pouco acima da média, 22%.

O relatório calculou que em todo o mundo mais de uma a cada sete crianças ou adolescentes entre 10 e 19 anos vive com algum transtorno mental já diagnosticado.

Isolamento social, restrições de mobilidade, quebra de rotina e escolas fechadas por um longo período ajudaram a alimentar as angústias que já existiam, mas que antes podiam ser percebidas no convívio social, como explicou o coordenador do programa Cidadania dos Adolescentes do Unicef no Brasil, Mario Volpi.

Foi durante o vestibular, em plena pandemia, que Rebeca Bassi, de 18 anos, percebeu o quanto a saúde mental tem impacto no cotidiano.

Rebeca acabou passando em dois vestibulares e hoje estuda jornalismo em uma universidade privada no Rio de Janeiro e ciências sociais na UFRJ. E foi como estagiária de comunicação que ajudou a criar o Movimento Saber Lidar Jovem, que usa as redes sociais para alertar outros estudantes sobre o problema.

O sofrimento psíquico não é banal. Segundo a OMS, é esse sofrimento que faz o suicídio ocupar o quarto lugar da causa morte de jovens entre 15 e 29 anos. No Brasil, o cenário já vinha se agravando antes mesmo da pandemia. Entre 2010 e 2019, segundo o Ministério da Saúde, a taxa de suicídios entre pessoas de 15 a 19 anos quase dobrou, cresceu 81%. 

Segundo o relatório do Unicef, cerca de 2% dos orçamentos governamentais de saúde são alocados para gastos com saúde mental em todo o mundo. Em compensação, o relatório calcula que os transtornos mentais entre jovens devem impactar na economia com a perda de até 390 bilhões de dólares por ano. 

Edição: Roberto Piza/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo