Queiroga vai ao STF para tratar de doenças raras

Publicado em 04/11/2021 - 21:26 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, teve um encontro na tarde desta quinta-feira (04) com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, para tratar de doenças raras.

Acompanhado do advogado-geral da União, Bruno Bianco, Queiroga declarou à imprensa que o objetivo da agenda era apresentar um posicionamento do governo federal sobre medicamentos de alto custo e entregar memoriais referentes a doenças raras. 

O ministro da saúde destacou algumas ações que tramitam no STF pleiteando o fornecimento, pelo SUS, de medicamentos de alto custo. O ministro da Saúde defendeu o papel das instâncias técnicas na incorporação de novos medicamentos para doenças raras, e citou o exemplo do Spinraza, fármaco ofertado há três anos pelo SUS para o tratamento de AME – Atrofia Muscular Espinhal. 

Sobre o medicamento Zolgensma, tratamento mais caro do mundo para crianças com AME, algo em torno de 12 milhões de reais, Marcelo Queiroga destacou as discussões nas esferas administrativa e judicial. 

O ministro da Saúde também falou sobre a flexibilização do uso de máscaras em locais abertos autorizada por alguns estados, municípios e o Distrito Federal.

Sobre a campanha de vacinação contra covid-19, Queiroga informou que quase duzentos milhões de doses de vacina devem ser entregues ao Ministério da Saúde até o próximo mês. A previsão do governo federal é de receber, dos laboratórios contratados, cerca de sessenta e duas milhões de doses em novembro e quase 137 milhões em dezembro. 

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo