Com alta da covid-19, procura por testes aumenta no Rio de Janeiro

Publicado em 06/01/2022 - 10:13 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro começou 2022 com um aumento significativo no número de casos de covid-19, quadro que impulsionou a procura por testes para detectar a infecção pelo novo coronavírus. A corrida por um exame pode ser observada nas longas filas que tem se formado nos postos de saúde espalhados pela cidade. Farmácias e laboratórios particulares que disponibilizam o diagnóstico também tiveram um salto na busca por agendamento. 

Diante desse cenário, a Secretaria de Estado de Saúde prometeu ampliar, a partir desta sexta-feira, a capacidade de realização de testes em todo o estado. Pessoas com sintomas leves da doença ou que tiveram contato com alguém que testou positivo poderão realizar o exame em estruturas anexas às Unidades de Pronto Atendimento de Bangu, Campo Grande e Jacarepaguá, na zona oeste, além da Tijuca, Penha e Marechal Hermes, na zona norte.

O atendimento será realizado de segunda-feira a domingo, mediante distribuição de senha. Inicialmente, serão distribuídas 150 senhas por dia em cada unidade. Nesses locais, serão oferecidos testes rápidos de antígeno e também RT-PCR para monitoramento do cenário epidemiológico.

Já pacientes com sintomas moderados a graves, como febre acima de 37,5º e dificuldades respiratórias, a orientação é procurar diretamente uma Unidade Pronto Atendimento ou emergência hospitalar, para testagem e avaliação do quadro de saúde. As 28 UPAs do estado também vão realizar atendimento e exames para casos moderados e graves da doença.

Os centros de testagens vão funcionar nas estruturas montadas junto às UPAs, no início de dezembro passado, para atendimento de casos de síndrome gripal. 

O aumento no número casos também levou a prefeitura a recomendar a testagem para a covid-19 a todos que tiverem sintomas como febre, calafrio, tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça, alteração no olfato ou para quem teve contato com casos positivados de coronavírus. 

Na capital, o atendimento e testagem, para pacientes com indicação clínica, pode ser feito nas mais de 230 unidades de Atenção Primária e nos seis centros de atendimento de pacientes com sintomas de síndrome gripal. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde informou que também planeja abrir outros centros de atendimento na cidade em breve.

Edição: Ana Lucia Caldas/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo