42% das famílias recusaram doação de órgãos em 2021

Publicado em 10/03/2022 - 14:15 Por Nelson Lin* - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

As doações de órgãos caíram durante a pandemia. Em 2019 foram realizadas mais de 3.700 doações e esse número diminuiu para pouco mais de 3.200 em 2021, uma queda de 21%. Esse cenário afetou muito quem espera um transplante de órgão.  Para quem aguarda um novo rim, por exemplo, a fila de espera aumentou 2% no ano passado em relação a 2020: foram mais de 27.400 pessoas aguardando o transplante. Os dados foram apresentados nesta semana pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos.

A principal causa da queda no número de doadores foi o fato de haver contraindicação de doação de pessoas que tinham covid-19, no entanto, de acordo com Luciana Haddad, vice-presidente da associação essa orientação precisa ser revisada.

Além das dificuldades trazidas pela pandemia, Luciana Haddad destaca que a principal dificuldade estrutural continua a ser a recusa familiar. E esse foi o motivo de cerca de 42% das doações de órgãos não acontecerem em 2021. Por isso ela explica a importância de as pessoas que se declaram como doadoras conversarem sobre isso com seus parentes.

Em 2021, de acordo com dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, a fila de espera por uma doação foi de mais de 46 mil pessoas e cerca de 4.200 faleceram sem fazer transplante.

*Com produção de Dayana Victor

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo