Fiocruz inicia distribuição de antirretroviral para tratamento de HIV

Publicado em 09/03/2022 - 13:04 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

 O Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fiocruz, Farmanguinhos, já iniciou a distribuição do medicamento considerado um dos mais modernos antirretrovirais para o tratamento de HIV no mundo. O Dolutegravir é produzido por um laboratório estrangeiro, mas, graças a uma parceria firmada pela Fundação, ele poderá ser fabricado aqui no Brasil nos próximos dois anos.

Por enquanto o Instituto da Fiocruz está apenas recebendo os comprimidos importados, efetuando o controle de qualidade, embalando e distribuindo ao Sistema Único de Saúde. Mas paulatinamente vai nacionalizar o processo de produção.

A primeira remessa recebida, e que começou a ser distribuída, soma 16,5 milhões de comprimidos, mas ao longo do ano, serão encaminhadas mais de 64,5 milhões.

A parceria com a a farmacêutica britânica GSK também prevê que a Fundação Oswaldo Cruz possa fabricar localmente uma combinação do Dolutegravir com outro antirretroviral, chamado Lamivudina. A iniciativa vai diminuir a dependência do Brasil por insumos importados, além de gerar economia com a redução dos custos de aquisição do medicamento.

A Fundação afirma que é estratégico trazer para o Brasil mais conhecimento na produção desses produtos que são de extrema importância para os programas do Sistema Único de Saúde.

O Dolutegravir foi introduzido no SUS em 2016, e distribuído a mais de 300 mil pacientes, beneficiando aqueles que ainda não iniciaram o tratamento com outros antirretrovirais ou apresentaram resistência às formulações anteriores.

O Brasil é referência mundial em sua política de acesso universal aos medicamentos para tratar o HIV, e Farmanguinhos é o principal fabricante público desses remédios, com nove produtos no seu portfólio atual.

Edição: Vitória Elizabeth / Marizete Cardoso

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo