Medicamentos devem ficar 13% mais caros em abril

Publicado em 25/03/2022 - 16:25 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Após a alta no preço da cesta básica em alguns estados, agora outro item essencial também vai sofrer aumentos a partir de abril: os medicamentos. A estimativa de reajuste de 13% é das instituições financeiras que fazem o cálculo com base nas definições da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), entidade composta por órgãos do governo, incluindo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),

Segundo o economista de uma empresa de investimentos Étore Sanchez, vários fatores são levados em conta para o cálculo da previsão, mas um elemento ainda precisa ser definido e, por isso, os 13% são apenas uma estimativa.

Leonardo Campos, é proprietário de uma farmácia em Taguatinga, no Distrito Federal. Segundo ele, o reajuste equivale à inflação acumulada no ano, mas os primeiros meses terão impacto nos clientes, que serão pegos de surpresa com os novos preços.

A previsão é de que o reajuste total seja uma somatória de aumentos por mês até o fim do semestre. O anúncio deve ser publicado no dia 31 de março pela CMED. Nas ruas, como previsto, o reajuste desagradou, sobretudo porque os salários dos trabalhadores não acompanham a alta.

Outro ponto que o economista explicou é que a estimativa tem alto grau de imprecisão, mas é um limite estipulado que os laboratórios optam por repassar ou não. Com isso, é possível afirmar que o reajuste é certo, mas o percentual ainda não é definitivo. Procurada pela nossa reportagem para comentar os reajustes, a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (ABRAFARMA) disse que não se posiciona sobre o assunto “por se tratar de uma prerrogativa governamental”.

*Com produção de Renato Lima

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo