Pandemia levou a diminuição de exames para o glaucoma

Publicado em 09/03/2022 - 19:59 Por Daniella Longuinho* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A pandemia da covid-19 ainda continua afastando pacientes dos consultórios médicos, o que prejudica o diagnóstico precoce e o tratamento de doenças como o glaucoma. Provocado pela elevação da pressão ocular, o glaucoma ataca o nervo do olho e, se não tratado adequadamente, pode levar à cegueira.

Para reduzir problemas causados pela doença, a Associação Mundial de Glaucoma divulgou um guia com orientações a serem seguidas durante a pandemia.

Membro do comitê para pacientes da Associação Mundial de Glaucoma, o médico oftalmologista Lisandro Sakata faz o alerta sobre a necessidade de consultas.

A doença é silenciosa e aparece com mais frequência em idosos. E quem tem casos na família, deve ficar atento: pessoas que têm parente de primeiro grau com glaucoma tem até oito vezes mais chances de ter a doença. Esse foi o caso de Joaquim Ferreira da Silva, de 73 anos, que descobriu o glaucoma durante uma visita de rotina ao médico.

Como o Joaquim relata, o tratamento é simples: basta usar colírios diariamente para controlar a pressão do olho e fazer consultas periódicas. O médico Lisandro Sakata explica como a doença, se não cuidada, afeta o olho.

Para o paciente com glaucoma que pegar a covid-19, o médico Lisandro Sakata explica que o tratamento deve ser realizado conforme recomendação médica, o que pode incluir corticóides. A recomendação, no entanto, é buscar avaliação do oftalmologista após o uso desse tipo de medicação.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2020, o número de exames realizados pelo SUS para diagnóstico de glaucoma teve queda de 27% na comparação com 2019. Já em 2021, o patamar voltou ao nível de antes da pandemia, com quase 6 milhões de exames para identificação da doença.

*Com informações da Agência Brasil e produção de Renato Lima

 

 


Raquel Mariano Rodrigues

Edição: Raquel Mariano / GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo