Pesquisa da UFBA estuda saúde de entregadores

Longas jornadas trazem impactos físicos e psíquicos, diz coordenadora

Publicado em 27/03/2022 - 08:42 Por Raíssa Novaes - repórter da Rádio Educadora FM - Salvador

Levantamento realizado em 2021 mostra que, para muitos trabalhadores que perderam os empregos ou viram a renda diminuir na pandemia, a solução foi começar a trabalhar como entregador, seja por aplicativo ou não.

Os aplicativos de entrega foram o grande boom da pandemia, mas a rotina desses trabalhadores traz impactos para a saúde. A Universidade Federal da Bahia (UFBA) realiza uma pesquisa online que busca conhecer a realidade desses profissionais.

A médica e coordenadora do estudo, Rita Fernandes, destaca que perceber a relação entre trabalho e saúde desses empregadores é fundamental neste momento em que houve aumento considerável da categoria, que teve papel importante durante o isolamento social.

“Na Universidade Federal da Bahia, uma universidade pública, uma de nossas atribuições é investigar condições de saúde da população e produzir conhecimento que subsidie medidas e políticas públicas para melhoria dessas condições. Essa categoria dos entregadores tem sido muito emblemática nos tempos atuais. Além do crescimento vertiginoso da categoria, eles tiveram um papel social importante durante a pandemia. Foram eles que viabilizaram inclusive o distanciamento social. Isso trouxe para nós a necessidade de investigar as condições de saúde e trabalho deles”.

A médica consegue a pesquisa ainda está em andamento, mas outros estudos já mostram insuficiência de proteção para esses trabalhadores.

“A gente está entrando na coleta de dados agora, então a gente não tem resultados nossos. Mas a gente tem uma ampla revisão de literatura e muitos pesquisadores de diversas áreas se dedicando a essa categoria. Porque ela chega em uma conjuntura em que o mundo do trabalho se reconfigura, e essa reconfiguração tem preocupado muito os estudiosos, em função da insuficiência de proteção social e proteção do trabalho que os estudos têm revelado com relação a esses trabalhadores. Então é exatamente para a gente dimensionar como é que estão essas condições de trabalho e as relações do trabalho com a saúde que a gente planejou e está executando o estudo”.

Rita Fernandes destaca que o peso da jornada de trabalho afeta a saúde física e mental dos trabalhadores.

“Jornadas extenuantes, longas, desfavorecem a saúde das pessoas. Se você não tem tempo regular de repouso, submete o corpo a longas jornadas, com a sobrecarga do sistema músculo-esquelético, isso pode ter repercussões importantes na saúde. E também há a saúde psíquica. Então é isso que a gente está investigando”.

A Faculdade de Medicina da UFBA realiza um estudo sobre saúde e trabalho dos entregadores em todo o Brasil. A pesquisa consiste em um formulário online, e podem participar os empregadores em empresas de aplicativo, cooperativas e associações que façam entregas particulares ou contratados com carteira assinada.

A ideia é que os resultados possam subsidiar ações com foco na saúde desses trabalhadores. Para preencher o formulário basta acessar as redes sociais do estudo: @Epissat_entregadores no Instagram e Estudo Epissat no Facebook.

Edição: Rádio Nacional/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo