Sancionada a Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica

Publicado em 09/03/2022 - 19:00 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O câncer é a maior causa de morte entre crianças e adolescentes por doença no país. A cada ano, são diagnosticados 8 mil e 500 novos casos de câncer infantil no Brasil. E para melhorar a qualidade no atendimento desses pacientes na rede pública de saúde foi sancionada nesta quarta-feira (09) pelo presidente Jair Bolsonaro a Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica.

Entre as metas, está melhorar a qualidade de vida e reduzir a mortalidade e o abandono ao tratamento das crianças e dos adolescentes com câncer. Isso por meio de ações destinadas à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao tratamento da doença, bem como à assistência social e aos cuidados paliativos.

Maria Ângela Ferreira, presidente da Abrace, a Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias, comenta sobre a importância dessa política para os pacientes.

O relator desse projeto de lei no Senado, Lasier Martins, do Podemos gaúcho, destaca que a taxa de morte por câncer infantil no Brasil, com 44 óbitos por milhão de habitantes, é duas vezes maior que a dos Estados Unidos.

Atualmente, a chance de sobrevida de crianças e adolescentes com câncer em países com alto Índice de Desenvolvimento Humano é de 85%. No Brasil, atualmente, as chances são menores de 64%.

Pela Lei, Estados, municípios e o Distrito Federal deverão criar uma regra de compartilhamento de dados entre os setores público e privado, fazer campanhas nacionais e regionais de conscientização sobre o câncer infantojuvenil, além de incentivar o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, lembrado anualmente em 15 de fevereiro.

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo