Covid: Cruz Vermelha atua para vacinar pessoas em zonas de conflito

Publicado em 20/05/2022 - 21:57 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Para avançar com a vacinação contra a covid-19 entre as populações mais vulneráveis, organismos internacionais de saúde têm o desafio de reduzir a desigualdade global na cobertura vacinal contra o novo coronavírus. Mas há ainda casos de populações que lutam para não serem esquecidas, como aquelas que vivem em zonas de conflito.

Moradores da província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, por exemplo, sofrem com os impactos de conflitos armados, que dificultam a vacinação contra a covid-19. O coordenador de Saúde do Comitê Internacional da Cruz Vermelha em Moçambique, Emilio Mashant, traz um panorama da situação vivida nos 16 distritos de saúde da província, que não conseguem avançar na imunização por causa da falta de segurança e da presença de grupos terroristas na região. Ele conta que quase todas as unidades sanitárias foram destruídas e portanto estas áreas ficam sem assistência médica.

Segundo o representante da Cruz Vermelha, Moçambique, como muitos outros países em desenvolvimento, precisa de apoio externo para avançar com a campanha de vacinação. Maschant destaca que entre os principais desafios a serem enfrentados estão a distribuição inadequada de unidades de saúde em relação a população, vias de acesso em más condições, falta de câmaras frias e de logística.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha destaca que os países da África Austral mais afetados pela pandemia de covid-19 são África do Sul, Zâmbia, Zimbabue, Botsuana e Moçambique.

Até o momento, Moçambique registrou 226 mil casos de covid-19 e 2.201 mortes. Apenas 43% da população do país está totalmente vacinada; parcialmente, 12%.

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo