Anvisa aprova importação de vacina contra varíola dos macacos

Também foi autorizada dispensa de registro para uso de medicamento

Publicado em 26/08/2022 - 15:55 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil está autorizado a importar um remédio para tratar, e uma vacina para combater a monkeypox, doença conhecida também como varíola dos macacos.

A aprovação da Anvisa – a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – para a importação dos fármacos pelo Ministério da Saúde foi anunciada nessa quinta-feira (26).

A vacina está em uso nos Estados Unidos sob o nome Jyn-neos; e na Europa, é comercializado com o nome Im-vanex. 

Já o remédio, chamado Teco-virimat é uma cápsula para uso por via oral, indicada para adultos, adolescentes e crianças com peso mínimo de 13 quilos.

A Anvisa se baseou no Relatório da FDA, a Agência Americana de Saúde, e em informações emitidas pela Agência Europeia e do Reino Unido de Medicamentos. No Brasil, a vacina será destinada aos profissionais de saúde pública que atuam na linha de frente do combate e tratamento da monkeypox. A previsão inicial do Ministério da Saúde é de adquirir 50 mil doses junto por meio de articulação com a Opas, Organização Pan-Americana da Saúde.

O infectologista Julival Ribeiro destaca que a vacina é indicada para a varíola convencional, mas tem se mostrado promissora também para tratar a varíola dos macacos.

Os principais sintomas da monkeypox são febre, gânglios inchados e feridas na pele. O ciclo da doença dura de duas a quatro semanas. A transmissão do vírus ocorre principalmente pelo contato pessoal e direto com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos contaminados.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo