Campanha alerta para ameaça de retorno da paralisia infantil

Ressurgimento de casos onde poliomielite estava erradicada preocupa

Publicado em 22/08/2022 - 17:54 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Sociedade Brasileira de Imunizações lançou, nesta segunda-feira, uma campanha para reforçar a importância da vacinação contra a Paralisia infantil.  A iniciativa quer alertar a população para o perigo da volta da poliomielite, com a queda da cobertura vacinal de crianças.

A campanha “Paralisia infantil - a ameaça está de volta” será realizada exclusivamente on-line, ao longo de 45 dias. As peças informativas, vídeos com especialistas e depoimentos de duas pessoas que sofrem com as sequelas da pólio podem ser vistas nas redes sociais e sites da entidade e de apoiadores, entre eles, a Fundação Oswaldo Cruz e o Unicef, Fundo das Nações Unidas para Infância.

Apesar de o país não ter casos desde 1989, o cenário preocupa, com registros recentes da poliomielite em outros países, como Estados Unidos e Israel.  A Organização Pan-Americana da Saúde inclusive classifica como ALTO o risco de retorno da doença no Brasil.

Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações, o recuo da vacinação contra a Pólio no país começou em 2016. E as taxas de cobertura se tornaram ainda piores após o início da pandemia de Covid. Em 2021, de acordo com dados do Datasus, 30% das crianças menores de 1 ano não foram imunizadas, 40% não receberam o reforço do primeiro ano de vida e 55% não tomaram o reforço dos 4 anos.

O presidente da entidade, Juarez Cunha, avalia que como a doença foi erradicada justamente por causa das vacinas, muita gente relaxa com a imunização dos filhos.

O vírus da poliomielite é transmitido pelo contato direto entre pessoas; por via fecal-oral; por objetos, alimentos e água contaminados ou por gotículas de secreções expelidas durante a fala, tosse ou espirro.

A campanha nacional do Ministério da Saúde, iniciada no último dia 8 com previsão de seguir até 9 de setembro,  está vacinando todas as crianças menores de cinco anos.

O objetivo é alcançar uma cobertura vacinal de 95% desse público.

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo