Dia D de vacinação ocorre neste sábado em todo país

O Ministério da Saúde destaca que todas as vacinas são seguras.

Publicado em 19/08/2022 - 16:26 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Diante da ameaça do retorno de doenças já erradicadas no Brasil, este sábado é o Dia D para atualizar a caderneta de vacinação nos menores de 15 anos e vacinar as crianças menores de 5 anos contra a poliomielite, causadora da paralisia infantil.

Cerca de 40 mil postos de saúde, espalhados por todo o país, já estão realizando, diariamente, a aplicação de 18 vacinas da Campanha Nacional de Multivacinação. Estarão disponíveis as vacinas contra HPV, febre amarela, hepatites, sarampo, caxumba, rubéola e meningites, por exemplo.

Além da atualização, é importante levar os pequenos entre 1 e 5 anos, para se protegerem contra a pólio. O último caso da doença, no Brasil, foi em 1989, mas diante da queda na procura pela vacina, corre o risco de voltar a circular. Contra essa doença, que causa a paralisia infantil, devem ser imunizadas 15 milhões de crianças, em todo o país.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações, o Brasil vem registrando queda nas coberturas vacinais nos últimos anos, o que permitiu a volta do sarampo e pode abrir as portas para o retorno da pólio. Entre os motivos para essa queda, além da pandemia, está a desinformação. O Ministério da Saúde destaca que todas as vacinas que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações são seguras e estão registradas pela Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Pais e responsáveis das crianças e adolescentes devem levar a caderneta de vacinação para que os agentes de saúde possam conferir quais imunizações estão pendentes. Importante lembrar que a vacinação contra covid-19 continua e quem precisa tomar, pode aproveitar a ida ao posto para tomar as demais vacinas ao mesmo tempo. Isso porque não é mais necessário o intervalo entre os imunizantes nos maiores de 3 anos.

Neste sábado, dia D de multivacinação, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, vai participar das atividades, pela manhã, no Estacionamento da Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais.

Edição: Raquel Mariano / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo