TSE autoriza campanha de prevenção à varíola dos macacos

Publicado em 16/08/2022 - 19:01 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O TSE, Tribunal Superior Eleitoral, autorizou a campanha nacional de prevenção à varíola dos macacos.

O Ministério da Saúde pediu a autorização para veicular a campanha entre 12 e 30 de agosto, já dentro do intervalo de três meses que antecedem as eleições.

A Constituição proíbe a publicidade institucional de programas, obras, serviços e campanhas de todas as esferas de governo nesse período para evitar o uso da máquina pública em benefício de quem já está governando e concorre à reeleição.

O Ministro Edson Facchin, que até essa terça-feira é o presidente do TSE, concluiu que a campanha contra a varíola dos macacos é de interesse público e pode ser veiculada. Mas restringiu a identificação apenas do Ministério da Saúde nas peças de comunicação. A logomarca do Governo Federal não poderá ser usada.

O ministro também autorizou o endereço eletrônico www.gov.br/varioladosmacacos para direcionar as pessoas à campanha e a conteúdos informativos e proibiu outras formas de acesso ao conteúdo como a criação de links em sites institucionais.

Segundo a Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde, a pasta já tem uma campanha pronta e, com a decisão da justiça, está avaliando quando a campanha vai ser lançada.

Até ontem, segunda feira, o Brasil tinha registrados 2.985 casos de varíola dos macacos. São Paulo concentra o maior número de pessoas infectadas: pouco mais de 2 mil. 95% dos casos confirmados até agora são em homens, entre 18 e 49 anos de idade.

Edição: Roberto Piza / GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo