Vírus da "gripe do tomate" é identificado em 82 crianças na Índia

Publicado em 22/08/2022 - 19:19 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Você já ouviu falar na gripe do tomate? É um novo vírus, identificado em 82 crianças com menos de 5 anos, nos estados de Kerala e Tamil Nadu, no sul da Índia. Os casos foram registrados entre 6 de maio e 26 de julho deste ano. As informações são do artigo "Surto de gripe do tomate na Índia", publicado, na semana passada, na revista científica "The Lancet" nesta semana.

O Centro Regional de Pesquisa Médica em Bhubaneswar (bidenswore) relatou que 26 crianças de 1 a 9 anos em Odisha, também na Índia, também teriam sido infectadas. Segundo o artigo, nenhuma outra região além de Kerala, Tamil Nadu e Odisha foi afetada pelo vírus.

Esse novo vírus ganhou o apelido de gripe do tomate por conta das erupções vermelhas e bolhas dolorosas que aparecem em todo o corpo e alcançam o tamanho de um tomate. Essas manchas parecem com as lesões típicas da varíola dos macacos.

De acordo com os pesquisadores, a infecção viral pode atingir, além das crianças, adultos imunossuprimidos. Mas é importante lembrar que é uma doença considerada rara, que está em estado endêmico e não oferece risco de morte. A infectologista Joana Darc Gonçalves explica que não é necessário pânico, apenas tomarmos as medidas de prevenção normais.

Ainda assim, o Departamento de Saúde de Kerala está tomando medidas de precaução para monitorar a doença e impedir sua propagação em outras regiões da Índia.

Os sintomas são parecidos como os de uma gripe comum: febre, fadiga e dores no corpo. Há uma hipótese de que essa doença seja um efeito posterior de chikungunya ou da dengue em crianças.

Outra possibilidade levantada pelos pesquisadores é que o vírus seja uma nova variante de uma doença muito conhecida nas crianças: "mão-pé-boca".

O tratamento da "gripe do tomate" é, por isso, semelhante ao adotado para tratar essas doenças: isolamento, repouso, alta ingestão de líquidos, esponja de água para o alívio da irritação e das erupções cutâneas, e uso de paracetamol para febre e dor no corpo.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo