Saúde faz ação para ter de volta certificado de erradicação do sarampo

Plano prevê medidas até o fim do ano que vem

Publicado em 03/09/2022 - 08:13 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Saúde lançou nesta sexta-feira o plano de ação para enfrentamento do sarampo. A prioridade é erradicar, até novembro, o surto da doença em quatro estados: Amapá, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo. O plano também prevê medidas até o fim do ano que vem.

Essas ações se dividem em dois cenários, que dependem se o estado tem ou não surto ativo de sarampo. Elas envolvem a atuação da União, estados e municípios nas áreas de vigilância epidemiológica, atenção à saúde e estratégias de vacinação.

A Organização Mundial da Saúde concedeu ao Brasil, em 2016, o certificado de erradicação do sarampo. Três anos depois, o país perdeu esse status, com a confirmação de novos casos. Agora, o governo quer de volta essa certificação.

Por isso, o Ministério da Saúde reforça a importância de aumentar a cobertura vacinal contra o sarampo e outras doenças já erradicadas no Brasil, como a poliomielite. Até o dia 9 de setembro, mais de 38 mil postos de vacinação do país estão abertos para a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação.

A vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, está entre os imunizantes da campanha para as crianças e adolescentes menores de 15 anos que precisam atualizar o esquema vacinal.  Também podem tomar a vacina contra o sarampo homens com até 39 anos e mulheres que não estejam grávidas com até 49 anos.  A tríplice viral faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e está disponível durante todo o ano no Sistema Único de Saúde.

Para tomar a vacina, basta comparecer a uma Unidade Básica de Saúde com um documento de identidade com foto e a caderneta de vacinação.

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo