Cresce casos de meningite e doença meningocócica no RJ em 2022

Publicado em 10/10/2022 - 17:40 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Dados divulgados pela Secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro  apontam que entre janeiro e setembro de 2022, houve um crescimento de 55% nos diagnósticos da doença meningocócica, a forma mais grave da doença, na comparação com o mesmo período de 2021. Foram 30 casos no ano passado e 28 este ano, considerando os registros até o dia 22 de setembro. Já a meningite registrou 959 casos em 2021 contra 977 em 2022.

O subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, Mário Sérgio Ribeiro, afirmou que não há surto da doença no estado, mas fez um apelo para que os pais levem as crianças para se vacinar.

No Estado do Rio de Janeiro, a cobertura vacinal de rotina contra a meningite C, que previne contra a meningocócica, em menores de 1 ano, vem caindo nos últimos anos, assim como para outras doenças.

Em 2017, a taxa ficou em 91% em, 2018, em 87, %; em 2019, reduziu para 76%; em 2020, caiu para 57, %; e em 2021, ficou em 54%.

Este ano, até o dia 22 de setembro, a taxa estava em 36%. A Secretaria ainda não divulgou os dados da vacinação e dos casos das últimas semanas de setembro e início de outubro.

O esquema vacinal da meningocócica C prevê duas doses, aos 3 e aos 5 meses, e um reforço, aos 12 meses. Em julho, o Ministério da Saúde ampliou a oferta da vacina meningocócica C para trabalhadores da saúde e crianças com até 10 anos.

Crianças entre 5 e 10 anos que nunca receberam o imunizante devem tomar apenas uma dose e os trabalhadores da saúde devem receber dose de reforço, mesmo que já tenham esquema vacinal completo.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo