Anvisa aprova venda de Paxlovid para tratar covid-19

Publicado em 21/11/2022 - 17:41 Por Graziele Bezerra - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Anvisa autorizou as farmácias a venderem o medicamento Paxlovid, usado no tratamento contra a Covid-19. Com isso, o produto deixa de ficar restrito ao ambiente hospitalar. Mas, para comprar, é preciso apresentar receita médica.

A diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Meiruze Freitas, acredita que a venda do medicamento vai facilitar o acesso da população ao tratamento da Covid e evitar a progressão da doença para casos graves.

Mas ela lembra, também, que a vacinação é a melhor maneira de evitar o contágio e a hospitalização, por isso, não deve ser negligenciada.

O Paxlovid já é vendido em farmácias dos Estados Unidos e Canadá. O medicamento é composto por comprimidos de nirmatrelvir e ritonavir embalados juntos, e também devem ser administrados juntos.

O medicamento deve ser tomado duas vezes ao dia e o tratamento deve ser iniciado em até 5 dias após o início dos sintomas. 5 dias também é o prazo máximo para fazer uso do remédio.

Crianças, mulheres grávidas e pessoas com insuficiência renal não podem usar o medicamento. Ele também não é indicado para prevenir a doença.

Segundo a determinação da Anvisa, a rotulagem e a bula do remédio devem ser apresentadas em português de Portugal e em espanhol.  E o prazo de validade, que antes era de 12 meses foi ampliado para 18 meses.

Edição: Paula de Castro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo