Brasil registra queda nos casos de sarampo e coqueluche

Publicado em 01/11/2022 - 15:58 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

O Brasil registrou queda nos casos de sarampo e coqueluche. Os dados foram divulgados nesta semana no boletim epidemiológico mais recente do Ministério da Saúde. 

Apesar do país ter recebido em 2016 a certificação de eliminação do sarampo, três anos depois foram confirmados mais de 20 mil casos da doença. Desde 2018, a rede de Laboratórios de Saúde Pública adotou a Vigilância Laboratorial para monitorar e controlar os surtos da doença. O Ministério da Saúde também adotou, em 2019, a estratégia da "Dose zero" da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Essa dose especial aplicada nas crianças com idades entre 6 e 11 meses é anterior à primeira dose do calendário vacinal, aplicada aos 12 meses.

A partir dessas medidas, foram registrados menos de 700 casos de sarampo no ano passado e, neste ano, foram apenas 43 confirmados. O Amapá ainda tem um surto ativo da doença, com mais de 70% dos registros. Em 2022, não ocorreram óbitos por sarampo, mas, no ano passado, o Amapá teve duas mortes de bebês com menos de um ano de idade.

Já a coqueluche atinge principalmente pessoas não vacinadas. Entre 2018 e o ano passado, foram confirmados mais de 4 mil casos da doença no país, mais da metade em bebês. O maior número de notificações ocorreu em São Paulo, Pernambuco e Paraná.

Nos quatro anos analisados pela pasta, apenas no ano passado não houve mortes causadas pela doença. De acordo com o Ministério da Saúde, houve uma redução de 93% de casos confirmados entre 2018 e 2021. Alguns Estados, como o Piauí, chegaram a zerar os registros de coqueluche.

Edição: Paula Castro/ Renata Batista

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo