Recusa em tomar as doses de reforço contra covid preocupa Fiocruz

Há tendência de aumento de casos da doença em 12 capitais

Publicado em 11/11/2022 - 17:24 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - undefined

As autoridades de saúde ainda monitoram a disseminação da subvariante BQ1, para saber qual a participação dela no aumento recente de casos de covid-19. Mas especialistas da Fundação Oswaldo Cruz atestam que um dos grandes responsáveis pelas novas infecções já é conhecido: a resistência de muitas pessoas em tomar as doses de reforço e vacinar as crianças.

Na cidade do Rio de Janeiro, apenas 35,4% dos adultos receberam as duas doses extra e 48% das crianças entre 5 a 11 anos, e 87% das com 3 e 4, ainda não foram totalmente imunizadas. Por enquanto, o crescimento dos casos não tem sido acompanhado na mesma proporção, de mais hospitalizações e mortes. Mas o pesquisador da iniciativa Monitora Covid-19, Christovam Barcellos explica o que se pode esperar, baseado nas ondas anteriores

O novo Boletim Infogripe, da Fiocruz, já identificou uma tendência de aumento moderado dos registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave no longo prazo, em 10 estados e 12 capitais. E na maior parte desses locais, o crescimento se concentra justamente entre as crianças e os adolescentes, mas no Amazonas e no Rio de Janeiro já é possível verificar alta também para a população adulta. O coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes, acredita que a covid-19 esteja se encaminhando para ter dois picos de casos por ano, diferente de outros vírus respiratórios, como a influenza, que têm apenas um

Duas características do coronavírus reforçam a possibilidade de que o Brasil esteja entrando em um novo ciclo de infeções: a alta capacidade de mutação do vírus, o que resulta nas novas variantes e subvariantes, e a diminuição da resposta imune do corpo no decorrer dos meses. Por isso, as doses de reforço são tão importantes, e têm se mostrado altamente eficazes para conter casos graves e mortes.

Este ano, mesmo com a explosão de casos causados pela Ômicron, a taxa de letalidade na cidade do Rio de Janeiro foi de 0,4%, quase 22 vezes menos do que a de 2020. O virologista Felipe Naveca, coordenador do Núcleo de Vigilância de Vírus Emergentes, Reemergentes ou Negligenciados da Fiocruz Amazônia, alerta que quem está com doses atrasadas deve se vacinar imediatamente, especialmente com a identificação da BQ.1 e da BA.5.3.1, encontrada no Amazonas em junho. 

De acordo com Naveca também é preciso reforçar as medidas sanitárias, principalmente o uso de máscaras em ambientes fechados, e a limpeza frequente das mãos.

Edição: Roberto Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo