Rede de Bancos de Leite Humano reforça importância da doação materna

Publicado em 27/12/2022 - 08:00 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O leite materno protege os recém-nascidos de várias doenças e reduz em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças de até 5 anos.

Essa espécie de super-vacina não é produzida artificialmente, por isso, a doação é tão importante.

Mas nessa época do ano as doações diminuem muito.

Enquanto em junho a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano coletou mais de 21 mil litros em junho. Em novembro já tinha caído para pouco mais de 19 mil.

Janeiro e fevereiro costumam ser os meses em que as doações são mais escassas. Esse ano e no ano passado foram pouco mais de 16 mil litros por mês.

Miriam Santos, coordenadora do Banco de Leite do Distrito Federal, disse que janeiro de 2022 foi o pior mês na historia da instituição:

Qualquer mulher que amamenta pode ser doadora. Basta ser saudável e não tomar nenhum medicamente que interfira na amamentação.

O bebê da psicóloga Bárbara Lima tem apenas 15 dias. Ela mora em Campina Grande, na Paraíba, e ela já decidiu que vai ser doadora:

O leite doado é oferecido a bebês hospitalizados, geralmente prematuros e com baixo peso. Um litro de leite pode atender até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do bebê, um mililitro de leite já é o suficiente.

A Rede Brasileira de Banco de Leite Humano é a maior do mundo e referência para a OMS. Todo o leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a controle de qualidade antes de alimentar uma criança.

Hoje, o Brasil conta com 227 Bancos de Leite Humano em todos os estados e Distrito Federal, 231 Postos de Coleta e, como a Bárbara já descobriu, também é possível fazer a coleta domiciliar.

Edição: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo