Rio faz busca ativa por crianças que não se vacinaram contra o sarampo

Publicado em 12/12/2022 - 11:37 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Agentes da secretaria de Saúde da cidade do Rio de Janeiro continuam nesta segunda-feira (12) a busca ativa por crianças que ainda não se vacinaram contra o sarampo. Levantamento da pasta apontou que são pelo menos 16 mil crianças morando em bairros com risco epidemiológico alto para a doença, como Manguinhos, na zona norte, Santo Cristo, na região central da cidade; e Rio das Pedras, Recreio e Bangu, na zona oeste.

O secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, explicou que a varredura vai até o próximo dia 20 e que o objetivo é aumentar a cobertura vacinal contra o sarampo na capital e conter eventuais surtos.

Segundo ele, o órgão segue orientação da Organização Pan-Americana de Saúde, e as equipes da Atenção Primária e da Vigilância em Saúde estão indo às casas, para conversar com as famílias e verificar a situação de crianças de seis meses a 4 anos que ainda não tomaram as doses da tríplice viral, a vacina que previne sarampo, caxumba e rubéola.

Quem não está com a caderneta em dia pode tomar a vacina na própria casa, durante a busca ativa, já que o objetivo é justamente facilitar o acesso à imunização.

Nas visitas, a equipe verifica ainda a situação de crianças e adolescentes até 14 anos, para orientar os pais quanto à atualização.

O esquema da tríplice viral é composto por doses aos seis, aos 12 e entre 15 meses e 4 anos de idade. Em caso de dúvidas, os pais devem ir a uma Clínica da Família ou a um Centro Municipal de Saúde, levando a caderneta de vacinação do paciente.

Em todo o estado, a imunização com a tríplice viral caiu de 94% para 56% entre os anos de 2017 e 2021. Somente no município do Rio, a cobertura com a vacinação em crianças até dois anos passou de 75% em 2021 para 63% em 2022.

 

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo