Covid-19: Rio de Janeiro recebe novas doses e retoma vacinação

Publicado em 06/01/2023 - 17:45 Por Carolina Pêssoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Depois do anúncio de suspensão das doses contra covid-19 para maiores de 12 anos de idade feito nesta quinta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro anunciou que vai retomar a vacinação para este público na semana que vem, a partir de segunda-feira, devido à entrega de novas doses pelo Ministério da Saúde, como explica o secretário municipal de Saúde Daniel Soranz.

“A ministra da Saúde, nesta quinta-feira, determinou o envio de 300 mil doses de vacina pro estado do Rio de Janeiro e hoje, sexta-feira, a cidade do Rio de Janeiro está recebendo 113 mil doses, para que no final do dia a gente possa realizar a distribuição em todas as 286 unidades da saúde do município do Rio de Janeiro e retomar a vacinação pra covid-19 logo na segunda-feira”.

As vacinas enviadas são da Pfizer e serão distribuídas nos postos neste fim de semana. O secretário de saúde também explica que a vacinação das crianças de 5 a 11 anos está sendo feita normalmente, mas os estoques estão baixos. Segundo ele, é necessário o envio de novas remessas para o início da aplicação da dose de reforço.

O secretário acrescenta que as pessoas que ainda não tomaram a dose de reforço contra a covid-19 devem procurar o postos, pois a diminuição do efeito da vacina ao longo do tempo pode levar a um retorno dos altos índices de internação e mortes.

“Hoje o município do Rio tem um panorama epidemiológico para covid-19 muito favorável, são menos de 20 pacientes internados com covid na cidade do Rio de Janeiro e o número de casos vem diminuindo a cada dia. Mas há uma preocupação muito grande em manter a alta cobertura vacinal. 99% dos cariocas fizeram a primeira e a segunda dose da vacina. Para manter esse panorama epidemiológico favorável é muito importante que as pessoas façam a dose de reforço”.

De acordo com o Painel Rio Covid-19, em 2022, foram 753.142 casos confirmados e 2707 óbitos pela doença. Até o momento foram aplicadas mais de 18 milhões de doses de vacinas contra covid-19 na cidade.

Edição: Cristiane Ribeiro - GT Passos

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo