No mundo, a população com 65 anos ou mais deve dobrar até 2050

Publicado em 12/01/2023 - 16:23 Por Maira Lopes - Repórter da ONU News - Nova Yorque

O número de pessoas com 65 anos ou mais no mundo deve dobrar, passando de 761 milhões em 2021 para 1,6 bilhão em 2050.

Como o mundo continua enfrentando múltiplas crises, incluindo o aumento do custo de vida, os direitos e o bem-estar dos idosos devem estar no centro dos esforços coletivos para alcançar um futuro sustentável. Essa é a conclusão do Relatório Social Mundial 2023 divulgado nesta quinta-feira pelo departamento para assuntos econômicos e sociais das Nações Unidas.

O estudo afirma que o envelhecimento é uma tendência global que define o tempo atual. Globalmente um bebê nascido em 2021 pode esperar viver em média quase 25 anos a mais que um recém-nascido de 1950, chegando a 71 anos, com as mulheres vivendo cerca de cinco anos a mais que os homens.

No norte da África, Ásia Ocidental e África Subsaariana a expectativa é que o crescimento no número de idosos nas próximas três décadas seja o mais rápido. Já Europa e América do Norte juntas possuem, atualmente, a maior parcela de idosos.

Segundo o relatório, melhorias e terapias médicas, maior acesso a educação e as reduções na fecundidade impulsionaram essa transformação.

O relatório aponta que nem todos se beneficiaram igualmente das melhorias na saúde e na educação. Enquanto muitas pessoas idosas têm excelente saúde ou são economicamente ativas, outras vivem com doença ou na pobreza. Em regiões mais desenvolvidas, os sistemas públicos de transporte, pensões e cuidados de saúde fornecem mais de dois terços do consumo dos idosos. No entanto, nas menos desenvolvidas os idosos tendem a trabalhar por mais tempo e dependem mais de acumulados ou assistência familiar.

Edição: Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo