UFRJ estuda teste para identificar o perigoso vírus de Marburg

Publicado em 28/02/2023 - 15:10 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro estão desenvolvendo um teste RT-PCR para diagnosticar o vírus de Marburg, um dos mais letais do mundo, com mortalidade acima dos 88%. Um surto na Guiné Equatorial foi confirmado pela Organização Mundial da Saúde há algumas semanas e nove pessoas morreram. Antes, em 2004, o Marburg matou 90% dos mais de 250 infectados em Angola.

A transmissão ocorre, principalmente, em áreas rurais ou de floresta, por meio do contato com as secreções de morcegos frutíferos ou com humanos contaminados. Apesar disso, a situação preocupa as autoridades sanitárias, como explica o chefe do Laboratório de Virologia da UFRJ, Amilcar Tanuri.

O RT-PCR emite resultado imediato, o que possibilitaria o isolamento do paciente infectado para controle da disseminação. O avanço do Marburg é mais lento que o do ebola, doença também transmitida por morcegos que se alimentam de frutos, pela menor adaptação aos centros urbanos. Mas o período de incubação do vírus varia de dois a 21 dias e, por isso, é possível que novos casos apareçam.

A infecção por Marburg pode causar febre, dores de cabeça e musculares, vômito com sangue e diarreia, sintomas muito parecidos com os de doenças hemorrágicas como dengue e zika, o que reforça a necessidade de testes para diagnóstico preciso. Ainda não há vacina para a doença de Marburg, mas é possível tratar os seus sintomas.

Edição: Vitória Elisabeth / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo