Bancos de leite precisam de doações, saiba como doar

Publicado em 16/03/2023 - 15:32 Por Solimar Luz - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O leite materno é o melhor alimento para os bebês recém-nascidos. Especialmente, prematuros e com baixo peso. Mas nem todas as mães conseguem amamentar. Aí entram os Bancos de Leite, que distribuem para os bebês que precisam o leite doado por mulheres que têm produção excedente. 

Mas muitos bancos de leite estão em uma situação crítica. Um deles é o Instituto Fernandes Figueiras, no Rio de Janeiro, ligado à Fiocruz, que é referência nacional no atendimento de bebês em Unidades de Terapia Intensiva

Segundo Daniele Aparecida da Silva, coordenadora do Instituto, as doações estão 60% abaixo do esperado.

A experiência da doação faz bem para quem recebe, mas também para quem dá. Como é o caso de Jéssica Matos, mãe do pequeno Matheu.

No Distrito Federal, campanhas de conscientização e a solidariedade de mulheres como Jéssica têm ajudado a manter as doações neste início de ano.

Nos dois primeiros meses do ano, foram doados mais de 3 mil litros. No entanto, apesar disso, o número ainda está abaixo do esperado. A coordenadora de Políticas de Aleitamento Materno do DF, Miriam Santos, explica.

Já em São Paulo, segundo a Secretaria de Saúde, em 2022, foram mais de 57 mil litros de leite coletados no Banco de Leite Humano do estado, o maior do Brasil.  Número que impressiona, mas que também representa redução frente ao número arrecadado no ano anterior, que foi de aproximadamente 60 mil litros.

Se você quer saber como ser uma doadora, e qual o Banco de Leite mais próximo da sua cidade, basta ligar para o telefone 136, do Ministério da Saúde.

Edição: Samia Mendes / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo