Governo relança Mais Médicos; formados pelo Fies terão incentivo

São 15 mil vagas para atuação em regiões pobres e pouco acesso à saúde

Publicado em 20/03/2023 - 15:54 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com prioridade na contratação de médicos brasileiros, o Ministério da Saúde relançou, nesta segunda-feira (20), o programa Mais Médicos pelo Brasil. Foram 15 mil novas vagas para atuação em regiões de extrema pobreza e onde a oferta de serviços de saúde é baixa. E os médicos formados pelo Fies terão incentivos.

Durante a cerimônia de relançamento do programa, o Presidente Lula destacou a prioridade pelos médicos brasileiros, e citou a importância também dos estrangeiros, no atendimento aos mais pobres.

De acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a pasta oferece incentivos para os médicos brasileiros se fixarem no programa.

Para esses médicos formados pelo Fies, o bônus pode chegar a 80% do total das bolsas de todo o período, em caso de atuação por pelo menos um ano, em cidades com muita necessidade.

Os contratos serão de quatro anos e a mensalidade da bolsa vai ser de quase R$ 13 mil, por mês, independente da região.

Na atenção primária, as unidades básicas de saúde, 96 milhões de brasileiros terão acesso aos serviços por meio do SUS. Esse atendimento inicial é justamente para prevenir doenças e reduzir a situação de gravidade dos pacientes.

Para este ano, está previsto um investimento superior a R$ 700 milhões e a expectativa, até o fim do ano, é de que 28 mil profissionais estejam atuando pelo país.

Das 15 mil novas vagas anunciadas nesta segunda-feira, cinco mil estarão em um edital, ainda este mês de março. As outras 10 mil, serão demandadas pelas prefeituras, que vão arcar com o valor da bolsa de cada médico contratado.

Edição: Paula de Castro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo