Roberto de Almeida Gilco assume o Instituto Nacional do Câncer

Publicado em 03/03/2023 - 15:31 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio nacional - Rio de Janeiro

Em cerimônia de posse do médico Roberto de Almeida Gilco, como novo diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer, nesta sexta-feira (03), no Rio de Janeiro, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou o papel da Instituição, referência no país em ações de controle e prevenção da doença.

A ministra também reforçou a importância do Inca no programa de redução de filas de pacientes à espera de tratamento, assim como na inovação e adequação de processos tecnológicos.

Durante o discurso de posse, Roberto de Almeida Gilco destacou a importância da ciência, e assumiu o compromisso com o desenvolvimento de linhas de cuidados em todas as etapas do tratamento contra o câncer.

O câncer é uma das principais causas de morte nas Américas. Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que a mortalidade pela doença na região deve aumentar para mais de dois milhões, ao ano, até 2030.

Edição: Vitória Elisabeth / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo