Relatório mostra falta de profissionais de saúde nos hospitais do RJ

Publicado em 27/04/2023 - 18:21 Por Tatiana Alves - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Dez mil. Esse é o número aproximado de profissionais da saúde que faltam nos hospitais da rede federal na cidade do Rio de Janeiro. Leitos abandonados, setores inteiros desativados, obras por fazer, falta de insumos e de medicamentos são alguns dos problemas comuns a essas unidades. Outra descoberta é a existência de "leitos fantasmas", que constam como ocupados, mas estariam livres. 

Essas e outras informações estão no relatório final da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. A Comissão enviou um relatório ao Ministério da Saúde. Foram fiscalizados nove hospitais federais situados na capital fluminense. A missão foi liderada pelo deputado federal Daniel Soranz, ex-secretário Municipal de Saúde do Rio. Ele avalia que essa e outras situações podem ser resolvidas se houver vontade política. 

Alguns números são alarmantes: são 735 leitos bloqueados, e outros 310 leitos que não podem ser usados. Outra situação é que, desde 2019, foram descartados, pelo Ministério da Saúde, mais de R$ 2 bilhões em insumos.

Durante a visita técnica ao almoxarifado do Ministério da Saúde, em Guarulhos, São Paulo, foi apurado que há medicamentos prestes a vencer e sem plano de distribuição. Soranz cita números relativos aos medicamentos estocados e as iniciativas para potencializar o controle da validade desses itens. 

O relatório de medicamentos, insumos e de vacinas com vencimento próximo tem 37 páginas. Há grande número de vacinas prestes a vencer, entre elas a bivalente contra a covid 19, que começou a ser distribuída nesta semana.

Uma das linhas da página 36 do relatório fala em 499.200 unidades com validade para 31 de agosto ainda sem planejamento de para onde serão distribuídas. 

O Ministério da Saúde foi procurado para prestar esclarecimentos sobre os problemas encontrados na vistoria, mas não deu retorno até o fechamento da matéria. 

Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo