Pernambuco registra 3º caso de infecção pelo superfungo Candida auris

Publicado em 24/05/2023 - 15:37 Por Madson Euler - Repórter Rádio Nacional - São Luís - MA

O terceiro caso de infecção pelo superfungo Candida auris foi confirmado pela Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco.

O paciente é um homem de 66 anos e está internado em um hospital particular de Recife. Segundo a Secretaria, outros dois homens já haviam sido diagnosticados com o fungo neste mês e estão internados em hospitais da rede pública.

Um deles tem 48 anos e está internado no Hospital Miguel Arraes em Paulista. Após o diagnóstico, no dia 11 de maio, a unidade de saúde suspendeu o atendimento do público em geral e só atendeu casos de urgência e emergência.

O segundo paciente tem 77 anos está no Hospital do Tricentenário que fica em Olinda e suspendeu o atendimento apenas no setor onde o paciente está.

A Secretaria investiga se as três pessoas foram infectadas nas unidades hospitalares ou em outro ambiente. E está testando as pessoas que tiveram contato com os pacientes para saber se foram infectadas.

A situação preocupa as autoridades sanitárias porque estudo da Fiocruz afirma que Pernambuco possui o maior surto desse superfungo registrado no Brasil.

Foram 48 casos da doença identificados entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022 em Recife.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Candida auris foi identificado pela primeira vez como causador de doença em humanos em 2009 no Japão.

Desde então, ele vem se espalhando pelo mundo e passou a ser identificado como superfungo por ser resistente a praticamente todos os medicamentos produzidos.

De fácil contágio, ele pode ser transmitido por materiais hospitalares como medidores de pressão, macas, termômetros e estetoscópios. Além disso, é de difícil diagnóstico e tem alta taxa de letalidade, onde de 30 a 60% dos contaminados morrem.

Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo