Pernambuco tem superlotação em UTIs neonatal e pediátrica

Publicado em 22/06/2023 - 13:30 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - undefined

Pernambuco está com superlotação de leitos de UTI neonatal e pediátrica. Tudo por causa do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Cinquenta e quatro bebês e crianças com sintomas gripais aguardam leitos na rede pública de hospitais do estado. Em relação aos recém-nascidos, 25 estão na fila por uma UTI. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde de Pernambuco, nesta quinta-feira (22).

Desde março, foram abertos 100 leitos de UTI e de enfermaria com suporte respiratório no estado. Atualmente, a rede possui 219 unidades pediátricas e 111 neonatais. Mas todas estão com a capacidade máxima. 

Na última terça-feira (20), o governo do estado decretou situação de emergência em saúde pública válida por 90 dias, prorrogáveis, se necessário. 

O decreto autoriza a Secretaria de Saúde a adotar todas medidas administrativas necessárias ao atendimento da situação. Hoje, a pasta tenta fechar um acordo com hospitais filantrópicos e privados para que abram novas vagas para as crianças com sintomas gripais.

De acordo com o último boletim da Fiocruz, apesar da queda nacional dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, nos últimos meses, as regiões Norte e Nordeste ainda apresentam crescimento, principalmente entre as crianças.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco reforça que a Campanha Nacional de Vacinação contra influenza foi prorrogada até o fim deste mês. Além disso, pede para que os responsáveis evitem levar crianças com gripe a locais fechados e com aglomerações, assim como escolas e creches.

Edição: Leila Santos/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo