Grande Rio tem cerca de 214 tiroteios e 62 mortos apenas em julho

Publicado em 04/08/2023 - 17:37 Por Tatiana Alves - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Grande Rio teve pelo menos 214 tiroteios e disparos de arma de fogo no mês de julho deste ano. No total, essas ocorrências deixaram 62 mortos e 87 feridos. Em 70% dos confrontos armados houve vítimas. 

Também foram registradas 11 vítimas de balas perdidas, das quais quatro morreram. O número é bem maior do que em julho do ano passado, quando houve três vítimas. 

A maioria das ocorrências de balas perdidas foi observada em ações policiais: oito, sendo dois mortos e seis feridos. As ações policiais resultaram em 86 tiroteios no mês, no Grande Rio, dos quais 98% deixaram baleados. 

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (4) pelo Instituto Fogo Cruzado, organização não governamental que monitora situações de violência armada em alguns estados brasileiros. Para o coordenador do Fogo Cruzado no Rio, Carlos Nhanga, esses números são um retrato fiel do atual panorama da violência a que o Rio de Janeiro chegou. 

A maioria dos tiroteios envolvendo ou não a polícia ocorreu na cidade do Rio de Janeiro. Foram 125 ocorrências, com 31 mortos e 40 feridos. Também se destacam os municípios de São João de Meriti, com 16 tiroteios, seis mortos e dois feridos, São Gonçalo, com 15 tiroteios, três mortos e dez feridos e Duque de Caxias, com 13 tiroteios, nove mortos e oito feridos. 

No Rio de Janeiro, há uma grande desigualdade em termos de regiões da cidade. Enquanto na Zona Norte foram registrados 73 tiroteios, com 18 mortos e 23 feridos, na Zona Sul foi apenas um tiroteio, sem vítimas. Na Zona Oeste, foram 45 tiroteios, com 12 mortos e 16 feridos.  

As polícias Militar e Civil dizem que suas ações são feitas com planejamento e buscam resguardar vidas. A PM informa também que a opção pelo confronto armado é sempre dos criminosos. 

Edição: Nadia Faggiani / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo