Calor aumenta procura por atendimento médico em São Paulo

Publicado em 25/09/2023 - 15:01 Por Leandro Martins - Repórter Rádio Nacional - São Paulo

O aumento de atendimentos ambulatoriais e internações por causas ligadas à exposição ao calor mais que dobrou no estado de São Paulo nos sete primeiros meses deste ano, se comparado com o mesmo período do ano passado.

Em número de casos, foram 312 neste ano, contra 154 no mesmo período de 2022. E os mais afetados foram crianças com menos de quatro anos e idosos acima dos 60 anos. Cinco pessoas morreram por causas relacionadas ao calor nesse período.

Por isso, a Secretaria de Saúde reforça a necessidade de cuidados redobrados durante esta semana, quando as temperaturas no estado de São Paulo podem chegar aos níveis mais elevados do ano. Em Ribeirão Preto e região oeste do estado, por exemplo, o pico deve ocorrer nesta terça-feira, quando a cidade pode atingir 43° C.

A orientação é tomar líquidos, principalmente água, entre um litro e meio a dois litros, pelo menos – mas não de uma só vez! – e sim ingeridos ao longo do dia. Os ambientes devem ser mantidos arejados e frescos e as roupas devem ser leves. Para quem pretende praticar exercício físico ou passear ao ar livre, deve fazê-lo antes das 10h ou epois das 16h, evitando a exposição ao sol mais intenso.

E é preciso atenção especial a crianças e idosos. No caso das crianças mais novinhas, por causa da capacidade menor delas em se comunicar. E também porque os pequenos perdem proporcionalmente mais líquido do que os adultos. Fique atento: a criança costuma ficar irritada e chorosa quando está sofrendo efeitos de calor extremo.

Já os idosos também têm mais riscos de apresentar desidratação. Nesse caso, é porque muitas pessoas desse grupo tomam medicação para doenças como diabetes e hipertensão, que fazem urinar mais. Somado a isso, a parte do sistema nervoso que regula a temperatura do corpo está naturalmente mais fraca nessa fase da vida, fazendo com que o idoso sinta menos sede.

Edição: Nádia Faggiani / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo