Setembro amarelo: autolesão cresce entre adolescentes

Saiba mais na segunda matéria da série "Jovens e saúde mental"

Publicado em 07/09/2023 - 10:44 Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

"Começou a me chamar a atenção o uso de moleton, e foi aí que eu vi que ela estava se automutilando e fiquei muito preocupada e com o comportamento de querer tirar a própria vida que tudo estava muito difícil para ela que as pessoas não entendiam ela."   

Gabriela é mãe de uma adolescente que hoje está com 13 anos. O comportamento que ela relata começou aos 10,11 anos — o que tem sido cada vez mais comum, segundo pesquisas. Ela buscou ajuda para a filha. O diagnóstico: depressão.  
 
Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2018, de 517 jovens entre 10 e 14 anos, 9,48% apresentaram esse comportamento. 
 
Outra pesquisa da UFF, a Universidade Federal Fluminense, financiada pela Faperj, sobre a Estruturação do Ego e da Personalidade de Adolescentes que se Automutilam, ouviu 61 jovens entra 10 e 16 anos. A pesquisa foi coordenada pelo doutor em psicologia Antônio Augusto Pinto Junior.  

"A nossa pesquisa ela corrobora com dados de pesquisas internacionais que há realmente um aumento considerável que casos de autolesão por essa parcela da população e funciona muito como uma resposta ao que nós chamamos de experiência de adversidade precoce."  

Exemplo de adversidade precoce? Bullying e abusos que levam o jovem a se autolesionar, como reforça Karen Scavcini, do Instituto Vita Alere.

"Ele pode estar sofrendo bullying, cyberbullying, questões de abuso físico, sexual, ou de ele pode estar com alguma questão psiquiátrica não identificada ou não tratada como questões de humor, de alimentação, de personalidade a própria ansiedade e depressão."  

Antônio Augusto diz que existe sim uma correlação entre depressão e autolesão. 

"Nós encontramos um índice de correlação em torno de 65%, então nos parece, isso para participar de um outro projeto de pesquisa, justamente compreender que a depressão ela pode estar diretamente associada aos quadros de autolesão." 

Ainda segundo o estudo da UFF, 88,5% utilizam objetos cortantes, como gilete, apontador e estilete. Prevalência de braços, mãos ou pulsos em 94,1% dos casos. 

E como perceber que o adolescente está se autolesionando? Rodrigo Bressan, do Ame sua Mente, explica:  

"Se tem os sinais mais genéricos, irritabilidade, mudança de comportamento, isolamento social e tal, às vezes maior rivalidade. Às vezes tem uma queda de performance na escola. Do ponto de vista mais específico são garotas ou garotos que cobrem o braço, cobrem as pernas mesmo num dia quente e que em geral se isola, por exemplo, fica lá meia hora no banheiro da escola ou numa situação assim dentro de casa."  

Em abril de 2019, foi criada a lei determinando a notificação compulsória de casos de autolesão e comportamento suicida, e que Institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. 

No site do Ministério da Saúde e do Instituto Vita Alere, você pode encontrar cartilhas sobre autolesão.  

E como será que está a filha de Gabriela depois dos cuidados médicos e da família?

"Hoje ela já está bem mais feliz, mas sempre sendo acompanhada e monitorada para que não venha ocorrer casos mais graves, até tirar a própria vida." 

Na próxima reportagem, a gente fala sobre o papel de pais e escola.

Precisa de ajuda? Quer ajudar alguém? Anote ai: o Centro de Valorização da Vida no telefone 188 ou no site cvv.org.br. Procure os CAPS, Centros de Atenção Psicossocial, ou as Unidades Básicas de Saúde. Ou ainda, o site mapasaudemental.com.br que mostra o centro de apoio mais perto de você.  
 

Especial Jovens e saúde mental

A Radioagência Nacional apresenta um especial com quatro reportagens sobre jovens e saúde mental. Essa é a segunda matéria da série. 

 

Confira todas as reportagens:

  1. Metade dos transtornos mentais começa antes dos 14 anos
  2. Setembro amarelo: autolesão cresce entre adolescentes
  3. Pais e escolas desempenham papel fundamental na prevenção ao suicídio
  4. Suicídio: prevenção deve passar por tratamento precoce de transtornos

 

Ficha técnica:

Reportagem: Ana Lúcia Caldas

Produção: Dayana Vitor

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Daniel Ito

Publicação na Radioagência Nacional: Renata Batista

Edição: Daniel Ito/ Renata Batista

Últimas notícias
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo