Anvisa emite alerta sobre lotes falsificados de medicamentos da Biogen

Anvisa determinou a apreensão e proibição de venda dos remédios falsos

Publicado em 03/11/2023 - 22:58 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Anvisa emitiu alerta, nesta sexta-feira (3), sobre a identificação de lotes falsificados dos medicamentos Tysabri (substância ativa natalizumabe), indicado para o tratamento de esclerose múltipla; e Ozempic (substância ativa semaglutida), utilizado para tratar adultos com diabetes tipo 2.

A falsificação do medicamento Tysabri, lote FF00336, com validade até janeiro de 2026, foi comunicada à Anvisa pela empresa que tem o registro do produto biológico, a Biogen Brasil Produtos Farmacêuticos.

Segundo comunicado, o referido lote foi produzido apenas para fins institucionais, além de possuir características diferentes do medicamento original, como erros de ortografia no endereço da empresa; diferença na cor da faixa laranja e azul da embalagem; formatação das letras e ausência da inscrição em braile.

Já sobre o medicamento Ozempic, a Nova Nordisk Farmacêutica do Brasil informou que o lote LP6F832, com validade até novembro de 2025, não foi considerado válido pela empresa.

Nos dois casos, Anvisa determinou a apreensão e proibição de comercialização, distribuição e uso dos produtos falsificados.

A Anvisa orienta que a população compre medicamentos somente em estabelecimentos regularizados, sempre na embalagem completa (dentro da caixa) e com nota fiscal.

Em caso de suspeita de falsificação, o produto não deve ser utilizado e é preciso entrar em contato com a empresa detentora do registro do fármaco para verificar autenticidade.

Além disso, o fato deve ser comunicado imediatamente à Anvisa, preferencialmente por meio do sistema Notivisa, para profissionais de saúde, ou por meio da Ouvidoria, utilizando a plataforma FalaBR, no caso de pacientes.

Edição: Sheily Noleto / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo