Febre Amarela: acordo transfere tecnologia da vacina para Argentina

Publicado em 17/11/2023 - 17:22 Por Tâmara Freire - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Fiocruz assinou acordo com a administração nacional de laboratórios e institutos de saúde da Argentina para capacitar a instituição para produzir a vacina de febre amarela no país.

O acordo inclui a transferência de tecnologia da produção do imunizante. A assinatura ocorreu após uma reunião entre os ministros da Saúde do Mercosul, em Brasília, com a participação das ministras do Brasil, Nisia Trindade e da Argentina, Carla Vizzotti.

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz é um dos quatro produtores mundiais da vacina contra a febre amarela pré-qualificados pela Organização Mundial da Saúde. Por isso, além de produzir vacinas utilizadas pelo nosso Sistema Único de Saúde, a Fiocruz também fornece imunizantes para países da América Latina, Caribe e África, por meio de agências das Nações Unidas. Somente para a Argentina, desde 2002 foram exportadas mais de 7 milhões de doses da vacina contra a febre amarela.  

A doença é endêmica no pais vizinho, por isso a vacinação em áreas de risco faz parte do calendário de rotina. 

De acordo com presidente da Fiocruz, Mario Moreira, este é um importante passo para cumprir o objetivo da Fiocruz,  de fomentar o desenvolvimento de uma rede de produção regional de vacinas na América Latina. 

Já o diretor da Associação argentina, Pascual Fidelio, declarou que este é um passo inicial para outras transferências que poderão ocorrer no futuro, tanto no campo das vacinas, como para kits diagnósticos.

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo