Bio-Manguinhos será laboratório de prontidão para vacinas em 2024

Publicado em 01/01/2024 - 12:20 Por Tâmara Freire - da Rádio Nacional - Brasília

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz, Bio-Manguinhos, vai se tornar um laboratório de prontidão para a produção de vacinas em situações de emergência sanitária, como epidemias ou pandemia. Em parceria com as Nações Unidas, o laboratório brasileiro será acionado para fornecer vacinas para outros países, principalmente na América Latina. Os termos de cooperação devem ser assinados em breve, de acordo com o diretor de Bio-Manguinhos, Maurício Zuma. 

“Nós temos sido muito procurados, com a visibilidade que nós temos hoje. Para dar apoio internacional, pra cumprir essa lacuna que tem de falta de vacinas no mundo. Então, obviamente que a nossa prioridade é sempre interna, né, Ministério da Saúde. Mas a gente deve se comprometer a liberar também doses para o exterior, o que a gente já fazia. Mas eles querem contar com o nosso compromisso, e que a gente esteja preparado para poder dar essa resposta”, explica.

E essa não é a única grande expectativa do Instituto para 2024. No primeiro semestre deve começar a fase de testes clínicos da vacina contra a covid-19 com a tecnologia de RNA mensageiro. Essa é a mesma plataforma utilizada na vacina da Pfizer. Sua principal vantagem é a facilidade de adaptação da plataforma básica para combater agentes diferentes. 

Os testes em animais já foram feitos e tiveram resultados excelentes, segundo Zuma. Ele acredita que o domínio dessa tecnologia seja uma alavanca para o futuro:

“Com a primeira vacina e avançando bem, a gente vai poder acelerar vários outros projetos nessa plataforma. Esse projeto conversa com a questão da gente ser  um laboratório de prontidão regional. Possivelmente discutindo com esses organismos internacionais quais seriam produtos de interesse para essa prontidão internacional.  Porque pode ser que a gente faça nessa mesma plataforma. 

E para garantir que o Instituto dê conta de produzir esses novos imunizantes e atender à possível demanda internacional, algumas adaptações e uma grande ampliação estão em andamento. Em 2028, a Fiocruz deve inaugurar o Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde, que está sendo construído em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Com o novo aporte de R$ 2 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), as obras devem avançar com mais rapidez.

Quando a nova unidade estiver em funcionamento, Bio-Manguinhos vai conseguir dobrar a sua quantidade rotineira de processamento e produzir até um bilhão de doses de vacinas por ano, caso seja necessário. Mas, antes disso, as plantas atuais do Instituto estão sendo adaptadas para otimizar a produção atual. 

“No caso, por exemplo, de Rotavirus, hoje a gente não produz o IFA porque a gente não tem lugar para produzir. Lá ele vai poder ser produzido e a gente vai poder concluir essa transferência de tecnologia. No caso de vacinas como rubéola, ela também vai aumentar muito a nossa capacidade. Abrindo espaço ali para rubéola, a gente abre espaço na nossa outra planta para aumentar a capacidade de sarampo e de caxumba”, conta Zuma. 

E tudo isso também se relaciona com o aumento da relevância internacional do Instituto. Ainda no primeiro trimestre deste ano, Bio-Manguinhos deve ser certificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para exportar a vacina dupla viral, que protege contra o sarampo e caxumba, especialmente para países africanos. Além disso, o instituto também vai aumentar a capacidade de produção da vacina contra a febre amarela, que já é exportada.

 

*Essa notícia foi atualizada no dia 30 de janeiro para corrigir uma informação.

Edição: Sayonara Moreno/Pollyane Marques

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo