Brasil deve recuperar certificado de eliminação do sarampo

Publicado em 11/12/2023 - 12:50 Por Priscila Thereso* - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Há um ano sem nenhum caso novo de sarampo diagnosticado, o Brasil deve recuperar, nos próximos meses, o certificado de eliminação da doença. A afirmação foi feita pelo diretor da Organização Pan-Americana de Saúde, Jarbas Barbosa. O país recebeu certificado de eliminação do sarampo em 2016 da Organização Mundial da Saúde, mas acabou perdendo, devido a um surto da doença, explica Jarbas Barbosa.

"Graças às vacinas nós conseguimos eliminar doenças e nisso as Américas têm tido um papel de liderança importante no mundo. Tivemos a primeira região do mundo a ter o Certificado Regional de Eliminação do Sarampo, que está suspenso desde 2018, porque tivemos um surto no Brasil e um surto na Venezuela. O surto na Venezuela já foi controlado, o Brasil já se encontra há um ano sem nenhum caso novo diagnosticado, o que nos permite também ter uma esperança muito grande de que nos próximos meses a comissão de verificação possa certificar novamente o Brasil e nós voltemos a ter o status de região livre do sarampo."

O sarampo pode ser evitado com a imunização da população. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que, desde 2016, o Brasil enfrenta o fenômeno da hesitação vacinal, com campanhas de desinformação que fazem com que a população deixe de buscar a imunização e a cobertura vacinal caia. A ministra destaca o trabalho que tem sido realizado junto a sociedade no combate às notícias falsas.

"Nós instituímos essa plataforma, Saúde Com Ciência, como uma estratégia de governo interministerial para poder esclarecer a população e também identificar práticas criminosas, de desinformação, de disseminação de notícias falsas e que, portanto, fere o princípio também da democracia que é a proteção coletiva, que é o direito de todos à saúde."

Segundo Jarbas Barbosa, também é preciso adotar outras medidas para ampliar o alcance da vacinação, como sensibilizar os profissionais de saúde, monitorar as coberturas vacinais e ampliar a oferta em alguns lugares, identificando as barreiras da vacinação. 

"Eu creio que iniciativas cada vez mais precisam ser feitas para que nós possamos identificar bairro por bairro, trabalhar não com a média de cobertura de uma cidade, a média de cobertura da cidade do Rio de Janeiro não nos conta nada. Porque a média pode ser adequada, mas nós temos em várias áreas do Rio de Janeiro uma cobertura muito baixa. Então ter novos sistemas de informação, analisar os dados e identificar as barreiras e adotar estratégias para superar essas barreiras também, eu creio, que fazem parte desse processo de fortalecimento da vacinação." 

Informações preliminares do Ministério da Saúde, que devem ser divulgadas nos próximos dias, mostram que a cobertura vacinal no país voltou a aumentar este ano.

* Com colaboração de Vitor Abdala.

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo