Cinco estados do Nordeste apresentam alta dos casos de Covid-19

A situação mais preocupante é a do Ceará

Publicado em 14/12/2023 - 20:49 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Cinco estados do Nordeste brasileiro continuam apresentando sinais de alta nos registros de síndrome respiratória aguda grave por Covid-19. A situação mais preocupante é a do Ceará, que mantém um ritmo mais acelerado de crescimento no número de casos semana após semana.  

E a Bahia, que foi o primeiro estado da região a registrar aumento, já passa por desaceleração, mas ainda com crescimento. Além disso, Maranhão, Paraíba e Pernambuco ainda sinalizam aumento de casos no curto e no longo prazo, principalmente entre pessoas mais velhas.  

De maneira geral, de acordo com o coordenador da ferramenta Infogripe da Fiocruz, Marcelo Gomes, nas últimas 8 semanas, as hospitalizações e mortes têm mantido o padrão típico. 

O Infogripe alerta para 5 estados com tendência de aumento no longo prazo, de casos provocados por diversas infecções virais. São eles: Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Piauí e Rondônia. Mas a maior parte da região Centro-Sul continua apresentando sinais de queda. 

Edição: Nadia Faggiani / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo