Ministério da Saúde incorpora vacina contra dengue ao SUS

A vacinação será focada em regiões e públicos prioritários

Publicado em 21/12/2023 - 22:23 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Radio Nacional - Rio de Janeiro
Atualizado em 22/12/2023 - 06:00

O Ministério da Saúde decidiu incorporar a vacina contra dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, o Brasil passa a ser o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público.

A incorporação da Qdenga, como é conhecida, foi analisada pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS, e passou por todas as avaliações necessárias. A vacina vai servir tanto para quem já pegou a doença quanto para aqueles que ainda não tiveram contato com o vírus.

Em um primeiro momento, segundo o Ministério da Saúde, ela não será utilizada em larga escala porque o laboratório fabricante tem uma capacidade restrita de fornecimento de doses. A vacinação será focada em regiões e públicos prioritários, que ainda vão ser definidos.

Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, afirma que a decisão é importante porque a doença vem se expandindo para regiões onde antes não tinha e o controle do mosquito transmissor tem sido insuficiente para diminuir as taxas de infeção.

A previsão é que sejam entregues mais de 5 milhões de doses em 2024, entre fevereiro e novembro. O esquema vacinal é composto por duas doses.

A vacina já é aprovada para prevenção contra a dengue em todos os Estados-Membros da União Europeia, além Irlanda do Norte, Islândia, Noruega e Grã-Bretanha, entre outros. Nestes países a orientação é vacinar os viajantes para áreas endêmicas.

Edição: Jacson Segundo / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo