Retrospectiva 2023: imunização é o grande foco das políticas de saúde

Em 2024, Brasil deve recuperar certificado de erradicação do sarampo

Publicado em 26/12/2023 - 18:18 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Depois de anos de queda nos índices vacinais, e do discurso negacionista se espalhando de maneira perigosa, finalmente o Brasil começou a reconquistar o título de país das vacinas em 2023. Houve crescimento nas taxas de vacinação contra hepatite A, poliomielite e febre amarela e também das vacinas pneumocócica, meningocócica, DTP e tríplice viral. A ministra da Saúde, Nisia Trindade, ressaltou que apesar das metas ideais ainda não terem sido alcançadas, os números já mostram a reversão da tendência de queda.

A imunização foi o grande foco das políticas públicas de saúde este ano. Logo em fevereiro, o Ministério da Saúde lançou o Movimento Nacional pela Vacinação. A apresentadora Xuxa voltou a estrelar uma campanha ao lado do grande herói nacional, o Zé Gotinha.

Além disso, houve grande investimento nas estratégias de microplanejamento, para atender as necessidades de cada município e garantir que a retomada ocorresse em todo o país. Com isso, o número de cidades que alcançaram a meta de 95% de cobertura das vacinas do calendário infantil chegou a 2.100, um aumento de cerca de 30%. E essa melhora já ajudou o Brasil a controlar os surtos de sarampo. O diretor da Organização Panamericana de Saúde, Jarbas Barbosa, acredita que em 2024 o Brasil deve recuperar o certificado de erradicação da doença.

O ano também trouxe novidades na oferta de vacinas. O imunizante contra a covid-19 foi incluído no calendário de rotina das crianças, com dose de reforço para idosos e públicos prioritários, como gestantes e trabalhadores da saúde. A Anvisa também aprovou o uso em território nacional da tão aguardada vacina contra a dengue. Por enquanto, a QDenga, produzida por uma fabricante japonesa, está disponível apenas na rede particular, mas a sua inclusão no Programa Nacional de Imunizações do SUS já foi aprovada e deve ocorrer em breve. E os dados mostram como a vacinação é urgente. Os casos de dengue aumentaram 15,8% no Brasil em 2023: foram cerca de 1,6 milhão de registros, com mais de mil óbitos.

Edição: Rádio Nacional/Pedro Lacerda

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo